Horário: 2ª A 6ª Das 8h00 Às 18h |  Ligue (62) 3311-4220 | WhatsApp (62) 3311-4220

Hipertensão e a Insuficiência Cardíaca

Compartilhe esta postagem

A hipertensão arterial, uma condição crônica que se caracteriza pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, figura como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca em pacientes. Quando a pressão arterial permanece consistentemente alta por um longo período, ela coloca uma carga adicional sobre o coração, que precisa trabalhar mais para bombear sangue por todo o corpo.

Essa sobrecarga faz com que o músculo cardíaco se torne mais espesso, como uma adaptação para compensar o esforço. Entretanto, com o passar do tempo, o músculo pode começar a enfraquecer, a força do coração diminui e o paciente pode acabar desenvolvendo insuficiência cardíaca. Os sintomas incluem falta de ar e, em casos mais graves, o acúmulo de líquido nos pulmões. Essas complicações são mais frequentes em pacientes com hipertensão não tratada e níveis de pressão extremamente elevados ao longo de muitos anos.

Portanto, uma das maneiras eficazes de prevenir a insuficiência cardíaca é manter a pressão arterial sob controle, idealmente abaixo de 130/80 mmHg. Isso pode ser alcançado através do uso de medicamentos e da adoção de um estilo de vida saudável, conforme orientação dos profissionais de saúde. A adesão a esses hábitos, que inclui a redução do consumo de sal, a prática regular de exercícios e a manutenção de um peso saudável, juntamente com o uso adequado de medicamentos, representa a abordagem mais eficaz para controlar a pressão arterial e evitar a ocorrência da insuficiência cardíaca.

Mais para explorar

NOTICIAS

10 Dicas: Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Conhecido como acidente vascular cerebral (AVC), essa condição é resultado da insuficiência de sangue em uma área específica do cérebro, causada pela obstrução de uma

NOTICIAS

Hipertensão e a Insuficiência Cardíaca

A hipertensão arterial, uma condição crônica que se caracteriza pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, figura como um dos principais fatores de risco

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?